Atendendo a um convite feito pela cidade de Bordeaux em dezembro de 2015, Sou Fujimoto Architects e Laisné Roussel divulgaram sua proposta para “Canopia”: um complexo multifuncional que conta com uma torre residencial de madeira de 50 metros de altura e 199 residências, 3.770 m² de espaços para escritórios e 500 m² área comercial. A torre será uma das edificações de madeira mais altas do mundo.
Localizada no cruzamento entre a Rue Cazeaux e a Rue Beck, próximo à Gare Saint Jean de Bordeaux, Canopia se localiza em um terreno de 17.000 m² e faz parte de um plano de desenvolvimento maior na seção Amargnac da Zona de Desenvolvimento Urbano de Bordeaux Saint-Jean Belcier. Com um conjunto de coberturas verdes compartilhadas e construída com materiais oriundos de fontes sustentáveis, o projeto pretende se tornar um ponto focal para a região.
Por entre os edifícios isolados, uma série de passarelas conecta as coberturas verdes e oferece uma variedade de espaços para agricultura com jardins, árvores frutíferas, áreas de compostagem e reservatórios de água; um jardim de inverno; e um terraço com restaurante e parque infantil. Estas mesmas passarelas oferecem vistas privilegiadas para as montanhas do entorno.
A estrutura de madeira foi meticulosamente estudada desde a fase inicial do projeto,garantindo que os diferentes problemas técnicos construtivos fossem antecipados e solucionados. O projeto faz uso de abeto castanho e vigas e estacas de pinheiro. O pisos são feitos de madeira laminada, tanto de abeto, quanto de pinheiro, utilizando a técnica Mathis ATEX para edifícios em altura. Barras de madeira Glu-lam são usadas nas estruturas de vigas e estacas para estabilizar a torre.
Arquitetos
Localização
Rue de Belcier, 33800 Bordeaux, FranceManaging Partners
Sou Fujimoto, Nicolas Laisné, Dimitri RousselProject Managers
Marie de France, Amandine QuillentTeam
Victor Deplus, Matthias Aguilar, Augustin CaradecEconomist
Cabinet FaureBet Tce
ArcadisEnvironmental Engineering
Le SommerWood Construction
MathisLandscaping
EtablissementAcoustician
EmacousticBuilding Control Office
ApaveRenders
Tamàs Fischer, Morph, laisné roussel, Sou Fujimoto ArchitectsModel
Jean Louis Courtois Model and Co.Área
17000.0 sqmAno do projeto
2016Fotografias
SOU FUJIMOTO ARCHITECTS + LAISNÉ ROUSSEL + RENDERING BY TÀMAS FISHER AND MORPH., Roberta Donatini